Home - Últimas - “Se queremos um concelho próspero temos de reconhecer o talento dos nossos jovens e fazer com que eles voltem”

“Se queremos um concelho próspero temos de reconhecer o talento dos nossos jovens e fazer com que eles voltem”

O município de Seia agraciou ontem um empresário e duas instituições do concelho com as Campânulas de Mérito Municipal durante as comemorações do Feriado Municipal que decorreram no parque verde do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Um dos pontos altos das cerimónias foi a distinção dos dez melhores alunos do concelho, dos vários escalões de ensino, com prémios de mérito escolar que se traduziram num diploma, além de um cheque de 300 euros.

O presidente da autarquia acabou por reconhecer no seu discurso que este é um dos momentos mais importantes. “É o reconhecimento daqueles que vão ser o nosso futuro. Se queremos um concelho próspero temos de reconhecer o talento dos nossos jovens”, frisou Luciano Ribeiro deixando um apelo a estes jovens: “O que lhes peço é que não desistam do concelho de Seia. Que voltem depois de concluírem os seus estudos e que ajudem o concelho. Este reconhecimento é também um incentivo para que isso aconteça”.

A autarquia atribuiu também as Campânulas de Mérito Municipal que visam distinguir pessoas e instituições que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos e que contribuíram para o desenvolvimento e afirmação do concelho. A  Campânula Municipal de Mérito Empresarial foi para o empresário José Manuel Rogeira que Luciano Ribeiro considerou um exemplo. “Perdeu-se um enfermeiro, mas ganhou-se para a região um empresário de sucesso que tem criado muitos postos de trabalho na região. É a prova de que todos podemos chegar longe”, salientou.

A Sociedade Musical Estrela da Beira de Santa Marinha, por seu lado, foi distinguida com a Campânula Municipal de Mérito Cultural devido ao seu contributo para a cultura no concelho e região, isto numa altura em que se prepara para comemorar, a 22 de Setembro, o seu 176º aniversário. A sociedade, recorde-se, foi fundada a 22 de Setembro de 1846 na aldeia de Santa Marinha, quando um pequeno grupo de pessoas se uniu em tono da música e formou aquela que é hoje a banda filarmónica. “Não sei se haverá muitas por esse país com esta longevidade”, enalteceu o presidente da CM de Seia. A autarquia distinguiu ainda a Comissão de Melhoramentos de Corgas Comissão de Melhoramentos de Corgas com  Campânula Municipal de Mérito e Dedicação “pelo trabalho que tem desenvolvido em prol da comunidade ao longo de 75 anos”.

Luciano Ribeiro mostrou-se confiante no futuro do concelho e referiu que antes era a população de Seia que saía “para construir a vida”, agora tem de aprender a receber “aqueles que procuram fugir dos locais mais inóspitos”. “Temos de ter a capacidade de nos transformar, adaptarmo-nos e continuarmos a ser relevantes. Não podemos vender o concelho se nós não acreditarmos nele. Temos de continuar a lutar. Acredito que Seia pode ser um concelho de referência”, concluiu.

Os Prémios de Mérito Escolar foram atribuídos aos dez melhores alunos do 2º e 3º Ciclo, Profissional, Secundário, Superior e Vocacional. Assim, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, foram distinguidos Sofia Costa Oliveira (2º ciclo) e Rodrigo Abrantes Oliveira (3º ciclo). Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados: Leonor Borges Guerra (2º ciclo), Rita Paiva Cardoso (3º ciclo), Guilherme André Saraiva (ensino secundário) e João Miguel Figueiredo Oliveira (ensino profissional). Referente ao ensino artístico especializado do Conservatório de Música de Seia, o mérito foi atribuído ao aluno Daniela Filipa Gonçalves Vaz. No ensino profissional, pela Escola Profissional da Serra da Estrela, o galardão foi atribuído a João Miguel Pereira Soeiro, e pela Escola Evaristo Nogueira a Carolina Filipa Oliveira Nunes. No ensino superior, pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria-IPG, foi distinguido Luís Paulo Gomes Pinhanços.

LEIA TAMBÉM

Incêndio obriga a evacuar aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa

A aldeia de Soida e a praia fluvial de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, foram …

Presidente da Câmara de Manteigas elogiou seis sapadores que salvaram bosque de faias

O presidente da Câmara de Manteigas elogiou hoje a coragem de seis sapadores florestais, dois …