Home - Economia - Secretário de Estado das Florestas regressa a Oliveira do Hospital para apresentar Plano de Relançamento da Ovinicultura

Secretário de Estado das Florestas regressa a Oliveira do Hospital para apresentar Plano de Relançamento da Ovinicultura

 

O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas prepara-se para apresentar o Plano de Relançamento da Ovinicultura na Região.

Tal vai acontecer no próximo dia 16 de Abril, pelas 15h00, na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, que ainda no passado dia 20 de Março teve oportunidade de conhecer de perto as queixas dos produtores de Queijo Serra da Estrela.

A sessão pública de apresentação do plano vai também envolver a assinatura dos documentos protocolares que instituem as primeiras parcerias entre a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Estrelacoop, a Ancose, a Direcção Geral de Veterinária, as Associações de Desenvolvimento Local, a Região de Turismo da Serra da Estrela e as Câmaras Municipais da área geográfica da DOP Queijo Serra da Estrela.

Em causa, está a operacionalização de um plano destinado a – conforme nota de imprensa da direcção regional da Agricultura e Pescas do Centro – “dar resposta a um conjunto de preocupações ligadas à ovinicultura da Serra da Estrela”, que constitui “um importante e estratégico potencial que continua, progressivamente, desperdiçado”.

Do leque de preocupações, a estrutura regional destaca a redução do número de pessoas ligadas à actividade que, cumulativamente com a redução das explorações que fazem queijo, evidencia a perda de transmissão do saber fazer ligado ao queijo e à ovinicultura.

A introdução de “raças exóticas” nos rebanhos é também apontada como um problema, já que traduz um “abandono” da produção orientada para os produtos tradicionais com a menção protegida de DOP Serra da Estrela.

A somar ao diagnóstico da situação está também a estagnação das quantidades comercializadas com a utilização da menção Serra da Estrela, segundo o caderno de especificações de cada produto DOP, como Queijo Serra da Estrela, requeijão Serra da Estrela e borrego Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

Apoio a empresas em ‘lay-off’ pago a pedidos que entraram até dia 10 diz ministra do Trabalho

Os apoios às empresas que pediram adesão ao ‘lay-off’ começam a ser pagos na sexta-feira …

Arrancou em Nelas a construção de fábrica de manufacturação da Cannabis para a indústria farmacéutica

A empresa “ENDOPURE” já iniciou, em Nelas, as obras de construção de um pavilhão industrial …