Home - Últimas - Seia aprova orçamento 27,5 milhões de euros para 2021

Seia aprova orçamento 27,5 milhões de euros para 2021

A Assembleia Municipal de Seia aprovou, ontem, o orçamento da Câmara Municipal para 2021, com os votos a favor (31) da maioria socialista e de todas as Juntas/Uniões de Freguesia, cinco abstenções (PSD e CDU) e três votos contra (JPNT), Os documentos previsionais para 2021, no valor de 27,5 milhões de euros, representam o maior nível de investimento público da última década, centrado na execução do investimento público programado, menos impostos municipais e apoios extraordinários às empresas e aos cidadãos, determinantes para alavancar a retoma económica.

“Este é um orçamento que não só responde ao momento actual, como abre novas perspetivas de futuro, prosseguindo com uma estratégia de qualificação do Concelho em vários domínios”, frisou na ocasião Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia. Desenhado num cenário muito adverso, relacionado com a pandemia de Covid-19, o autarca falou de um orçamento de grande equilíbrio e rigor, que para além de não comprometer as prioridades estratégicas de investimento, aposta num conjunto de respostas que o município tem de continuar a dar aos cidadãos e às empresas. 

De salientar a este respeito o peso efetivo das áreas da saúde, educação e ação social, representando 19,11 por cento no valor global das Grandes Opções do Plano, superado pelos 22,17 por cento do ordenamento território.

O documento é marcado por um conjunto de obras financiadas pelo “Portugal2020”, que se encontra em fase de encerramento, num período em que Município conta executar, de forma integral, os cerca de 4,4 milhões de euros previstos. “A realização do investimento público programado é tida como decisiva para a retoma da atividade económica, com um vasto conjunto de projetos que assentam na qualificação das estruturas existentes, no aproveitamento dos Fundos Comunitários e na captação de investimento privado”, refere uma nota da autarquia.

“A principal, pelo seu efeito alavancador, prende-se com o projeto ‘Porta da Estrela, que compreende a reformulação da Av. 1º Maio, o Largo da Feira e o Parque Municipal’, que muito irão valorizar a cidade, enquanto espaço de encontro e zona comercial de excelência, elevando os níveis de qualidade de vida que esta oferece aos cidadãos (residentes e visitantes)”, refere.

“Diante deste contexto macroeconómico difícil e imprevisível, o município reitera que não abdica do reforço do investimento público, não só na cidade como também nas restantes freguesias, destacando que em 2021 verifica-se um significativo crescimento dos Investimentos Municipais face à média dos últimos anos. Desde logo ao nível da infraestruturação do Concelho, com a construção de várias estações de tratamento, redes de saneamento básico e abastecimento de água, em freguesias ainda deficitárias nestas áreas, correspondendo a um investimento superior a três milhões de euros, contribuindo decisivamente para a melhoria dos indicadores ambientais do Concelho”, explica a nota.

Entre as inúmeras obras e projetos planificados, encontram-se a Reabilitação do Posto Territorial da GNR de Seia, na sequência do protocolo interadministrativo assinado com o Ministério da Administração Interna, e, na economia e no emprego, a Fábrica de Empreendedorismo e de Networking da Serra da Estrela, incubadora de empresas a instalar no antigo CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas, projeto que culmina num entendimento entre o Município, o Governo e o IEFP. “A estes investimentos acresce, com igual peso e importância, a preocupação social das prioridades definidas, nomeadamente para com os grupos mais vulneráveis, as famílias e para com as empresas, tornando este orçamento num Orçamento Amigo das Famílias e capaz de proporcionar as necessárias respostas e medidas que permitam minimizar as consequências da pandemia da COVID-19 que, infelizmente, terão repercussão nos próximos anos”.

LEIA TAMBÉM

Autarcas Filipe Camelo e Paulo Pina distinguidos com prémios “Viriatos” do “Oh Meu Deus”

A organização da prova de resistência extrema Oh meu Deus que decorreu, este fim-de-semana, pela …

Alunos de Celorico da Beira, Gouveia e Oliveira do Hospital em Viseu para aprenderem a ser pastor

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) acolheu hoje 11 novos alunos na Escola de …