Home - Últimas - Seia tem oito novos infectados com a COVID-19 e autarquia apela a que se evitem boatos

Seia tem oito novos infectados com a COVID-19 e autarquia apela a que se evitem boatos

Seia com oito novos casos de infecção é o caso mais preocupante da área da ULS Guarda. Aquele concelho tem já um total acumulado de 38 casos e os testes continuam. A situação obrigou a autarquia e lançar um novo comunicado, apelando que se evitem os boatos. “As discussões que se mantêm sobre este tópico, baseadas em informações por vezes incorrectas, não confirmadas e pouco amadurecidas, estão a desencadear comportamentos de pânico que em nada contribuem para vencer esta ‘guerra'”, explicam, prometendo informar a população com rigor.
.
“O município de Seia compreende e assume a gravidade da situação pandémica que aflige os cidadãos em todo mundo, no país e no concelho em particular Este problema sanitário é muito sério e exige uma postura responsável e ética (moral) de todos os cidadãos. Às instituições públicas, solicita-se, de igual modo, o cumprimento das regras deontológicas, nomeadamente aos profissionais que prontamente dão resposta a todos aqueles que revelam sintomas ou estão contagiados pela doença. Os doentes cuja infecção viral foi confirmada pelos serviços de saúde têm as obrigações legais de isolamento, mas também têm o direito, nos termos da Lei, de lhes ser garantido o sigilo sobre a sua doença (com as reservas definidas na Lei)”, referem no comunicado, reconhecendo, porém, que a opinião pública, tem o direito a ser informada.
.
“Deve sê-lo com objectividade, com o respeito e as reservas que o contexto de doença dos cidadãos exige…. As discussões que se mantêm sobre este tópico, baseadas em informações por vezes incorrectas, não confirmadas e pouco amadurecidas, estão a desencadear comportamentos de pânico que em nada contribuem para vencer esta ‘guerra'”, frisam.
.
De resto, só o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo é registou desde segunda-feira um novo caso. O concelho da Mêda, pelo contrário, continua a ser um dos poucos do país sem qualquer contaminado.
.
O número de casos por concelhos é o seguinte: Almeida (10), Celorico da Beira (14), Figueira de Castelo Rodrigo (3)+1, Fornos de Algodres (5), Gouveia (29), Guarda (85), Manteigas (7), Mêda (0), Pinhel (36), Sabugal (4), Seia (38)+8, Trancoso (23) e Vila Nova de Foz Côa (92). Existem apenas seis casos internados, menos cinco e não há qualquer paciente nos cuidados intensivos.

LEIA TAMBÉM

Quem for proveniente de Portugal terá que cumprir quarentena à chegada à Suíça

A Suíça vai obrigar todos os viajantes provenientes de Portugal a uma quarentena já a …

Nelas com mais dois pacientes infectados com a COVID-19

Nelas passou a contar hoje com mais dois casos positivos de COVID-19. Os novos casos …