Home - Desporto - Selecções jovens de basquetebol da Guarda voltam a treinar 20 meses depois

Selecções jovens de basquetebol da Guarda voltam a treinar 20 meses depois

As selecções de sub14 e sub16 de basquetebol do distrito da Guarda começaram a preparar participação para a Festa do Basquetebol Juvenil previsto para Albufeira. Os treinos regressaram 20 meses depois da paragem devido à pandemia e o presidente da ABG, o autarca de Albufeira e o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol consideram o evento, que reúne cerca de 1500 pessoas ligadas à modalidade, extremamente importante para os jovens basquetebolistas.

As selecções de jovens basquetebolistas do Distrito da Guarda regressaram aos treinos 20 meses depois de suspenderem a actividade devido à COVID-19. Estas sessões de trabalho, promovidas pela Associação de Basquetebol da Guarda (ABG), que decorreram nos dias 27 e 28 de Dezembro em Celorico da Beira, foram as primeiras sessões de observação dos escalões sub14 e sub16 masculinos para participação na 14ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil.

Os treinos de observação contaram com um total de 27 atletas que trabalharam, no Centro de Treinos em Celorico da Beira, num ambiente marcado pela segurança e de acordo com as orientações da Direcção Geral de Saúde. Os atletas e equipa técnica, foram testados antes dos treinos e procuram recuperar o tempo que lhes foi retirado pelo coronavírus SARS-CoV-2. “Numa geração muito afectada pela interrupção da competição, estes encontros permitem melhorar os aspectos individuais dos atletas e oferecer-lhes a oportunidade de voltarem a conviver entre si”, refere o presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, salientando que os atletas e pais estão muito satisfeitos com este reencontro e com a possibilidade de poderem participar num evento que conta com jovens de todo o país. “É algo de muito importante no processo de aprendizagem dos jovens”, frisou Tiago Nascimento.

A tradicional festa dos jovens aspirantes a estrelas do basquetebol volta a ter lugar, segundo a Federação Portuguesa de Basquetebol, em Albufeira, entre os dias 9 e 14 de Abril, e contará com cerca de 800 jogadores envolvidos de todos os distritos. A ABG vai garantir a presença com pelo menos duas selecções masculinas, estando ainda em aberto a possibilidade de surgir uma terceira selecção de sub16 em femininos. Celorico da Beira ainda vai receber mais treinos das selecções e, posteriormente, os treinos finais com os 12 atletas apurados. “Mas nada está ainda garantido, porque no ano passado o evento chegou a estar marcado e depois foi cancelado. Vamos ver como corre este ano. A ABG seguirá sempre as directrizes e as recomendações da DGS e da FPB”, explica o responsável da estrutura do basquetebol no distrito da Guarda.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira mostra-se confiante de que o evento irá acontecer. “A Festa do Basquetebol Juvenil é um acontecimento extraordinário de basquetebol e de juventude. É um evento que já arrasta um elevado número de pessoas na sua organização e tem muito peso no calendário desportivo de Albufeira.”, referiu José Carlos Rolo, que pensa acolher 1500 agentes do basquetebol, entre jogadores, treinadores, árbitros, juízes de mesa, equipas médicas, dirigentes, staff da organização, voluntários, profissionais da comunicação social, parceiros e patrocinadores.

“Quero sublinhar a relação de longevidade com a Câmara Municipal de Albufeira, associações e clubes, que tem sido sempre pautada por um espírito de comunhão, convergência, tolerância e compreensão. Mais do que os resultados, o que mais nos importa é o sorriso e a alegria das crianças, numa competição que defende os valores que tornam a sociedade num sítio melhor”, sublinhou, por seu lado, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes.

LEIA TAMBÉM

Agricultores enviam para Gouveia dez toneladas de alimentos para animais

Os agricultores do Ribatejo e Alentejo enviaram hoje um camião TIR com 10 toneladas de …

Protecção Civil admite mão criminosa no reacendimento do incêndio da Serra da Estrela com três ignições em simultâneo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil revelou que ainda não se sabe se …