Home - Outras notícias - Sete detenções este domingo pelos crimes de desobediência, um deles grave, às medidas de protecção
GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Sete detenções este domingo pelos crimes de desobediência, um deles grave, às medidas de protecção

O ministro da Administração Interna, numa conferência para adiantar as conclusões de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência, anunciou que foram já realizadas sete detenções pelo crime de desobediência, no âmbito da luta contra a pandemia da Covid-19.

Explicando que a intervenção das autoridades policiais tem ocorrido “numa dimensão mais pedagógica”, o governante sublinhou, ainda assim, que se verificaram “sete detenções por constatação de factos de crime de desobediência”. Um dos casos foi grave por se tratar da violação do dever de confinamento.

“Foi particularmente grave porque foi de violação do dever de confinamento, que protege não só o cidadão afectado pela doença, mas visa proteger toda a sociedade, todos aqueles que com ele entram em contacto”, acrescentou. As outras seis detenções, explicou, aconteceram por incumprimento das indicações das forças de segurança.

O governante fez, porém, a ressalva que estes sete casos, que definiu como “pontuais”, não reflectem a adesão generalizada dos portugueses às medidas de protecção. Eduardo Cabrita sublinhou que as forças policiais deram conta de “uma grande tranquilidade” na aplicação das medidas que foram implementadas por causa do surto viral.

“Queria deixar uma saudação ao espírito de responsabilidade, civismo e solidariedade que todos os portugueses manifestam na aplicação deste conjunto de restrições ao direito de circulação e actividades económicas”, concluiu Eduardo Cabrita.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …