Home - Outras notícias - Sindicato garante que já há 50 médicos infectados em Portugal e 150 em quarentena

Sindicato garante que já há 50 médicos infectados em Portugal e 150 em quarentena

O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garante que Portugal regista mais de 50 médicos infectados com o vírus da pandemia Covid-19, com os últimos cinco casos identificados no Hospital SAMS, em Lisboa. Roque da Cunha refere ainda que há mais de 150 médicos em quarentena, apelando ao Governo para disponibilizar mais meios para aqueles profissionais trabalharem protegidos e protegerem os doentes.

“Neste momento, daquilo que é do nosso conhecimento, médicos infectados já ultrapassará a meia centena. Médicos em quarentena mais de 150. (…) Mais recentemente aconteceu no Hospital do SMAS, onde cinco médicos atestaram positivos e mais um técnico, um deles está no Hospital Curry Cabral [Lisboa]”, revelou Roque da Cunha. O presidente do SIM observou que “com médicos doentes dificilmente haverá capacidade de responder ao exponencial crescimento da epidemia”.

“Ontem [sábado] foi anunciado que existem dois milhões de máscaras, mas nós temos indicações todos os dias da dificuldade da disponibilidade dessas máscaras chegarem aos profissionais de saúde”, avisou, pedindo aos médicos para que não corram riscos e que no caso de não estarem devidamente protegidos, e de haver uma suspeita séria do vírus, que tenham um cuidado redobrado.

Roque da Cunha criticou ainda o Governo por não estar a escutar os médicos em relação à pandemia da Covid-19, referindo que estão disponíveis para ajudar. “Que sejam os técnicos e os médicos a aconselharem o Governo, e nós estamos totalmente disponíveis, tal como a Ordem dos Médicos, para o fazer, infelizmente ainda não nos chamaram”, afirmou. Sobre os novos cinco casos de médicos infectados com o vírus da Covid-19 no Hospital SAMS, Roque da Cunha apelou àquela unidade hospitalar privada para que “torne público o plano de contingência”, afirmando que são desconhecidas publicamente as medidas de prevenção da pandemia.

 

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …