Home - Opinião - SITUAÇÃO Actual da infecção por SARS-cov-2. Autor: Carlos Antunes

SITUAÇÃO Actual da infecção por SARS-cov-2. Autor: Carlos Antunes

Infelizmente, a situação actual, e das próximas semanas, não é boa. E se continuarmos a deixar o “bicho” à solta, as coisas podem ainda tornar-se pior.

– R(t) actual é de 1.25 com intervalo de confiança entre 1.17 e 1.34;
– Nº de contágios actuais na ordem dos 3300 por dia;
– Nº de diagnósticos de novos infectados na ordem dos 2600 por dia (o que contribui para uma décalage entre o diagnóstico e o contágio, na ordem dos 700 casos diários, causando o aumento exponencial do nº de casos);
– Projecção de nº de contágios para o final de Outubro é da ordem dos 4 mil (nº que só começará a ser reportado 7 a 8 dias depois)
– Pico da curva epidémica está ainda indefinido, mas quando colocado artificialmente a início de Dezembro atira-nos para a zona dos 6 mil casos diários. Nesse pressuposto, acabaremos o ano com mais de 500 mil casos identificados.

RISCO = PROBABILIDADE x SUSCEPTIBILIDADE x EXPOSIÇÃO

O Risco de ser infectado pode ser definido pelo produto entre a Probabilidade de se estar em contacto com o vírus, a Susceptibilidade de ficar infectado quando em contacto com o vírus, e a Exposição de contacto com o vírus.

As medidas de mitigação, a nível nacional ou regional dos planos de contingência ou calamidade, actuam na minimização da Probabilidade de entrarmos em contacto com o vírus. Já as medidas que cada um de nós adopta (protecção, distanciamento e higiene) actuam na minimização da nossa Exposição ao contacto com o vírus. Actuando nestes duas dimensões, reduzindo a Probabilidade e a nossa Exposição, estaremos a contribuir para a redução do risco de contágio e, consequentemente, para o controlo da epidemia.

Autor: Carlos Antu

LEIA TAMBÉM

Jovem detido em Coimbra por alegada participação em corridas ilegais com carro sem seguro nem inspeção

Um jovem de 19 anos foi detido em Coimbra, na sexta-feira, depois de a GNR …

Ana Abrunhosa lamenta não ter ponderado enviar lei da redução das portagens nas ex-scuts para o Constitucional onde acredita seria chumbada

A ministra da Coesão Territorial lamenta não ter ponderado a possibilidade de enviar para o …