Home - Últimas - Suécia altera estratégia de combate à COVID-19 após dispararem mortes de idosos

Suécia altera estratégia de combate à COVID-19 após dispararem mortes de idosos

A Suécia vai reforçar as medidas de proteção aos cidadãos mais velhos que estão a ser severamente afectados pela pandemia de coronavírus.  Uma alteração à estratégia de combate ao covid-19, a qual tem sido algo polémica pela resistência à aplicação de políticas de confinamento, destoando do resto da Europa, e que levou ao recente disparar do número de mortes entre os cidadãos idosos.

O Governo sueco pretende investir 2,2 mil milhões de coroas suecas (2,07 mil milhões de euros) para aumentar o número de funcionários que cuidam dos idosos, uma vez que metade dos cidadãos com mais de 70 anos que morreram com covid-19 na Suécia estavam instalados em unidades de cuidados de saúde, segundo as estatísticas do país. Paralelamente, o estado planeia dar quase a mesma quantia – dois mil milhões de coroas suecas – para compensar as autoridades locais pelos custos extra que tiveram ao lidar com a pandemia.

A Suécia, ontem, registava 3.256 mortes por covid-19. A abordagem do país a lidar com a pandemia tornou-se motivo de debate pois, em vez de restringir severamente as deslocações da população, confiou nos cidadãos para manter a distância social que lhes confere segurança. Ginásios, escolas, restaurantes e lojas permaneceram sempre abertas durante a proliferação da pandemia.

Desta forma, a Suécia quis proteger-se em termos económicos, mas a taxa de mortalidade ascende aos 32 indivíduos por cada 100 mil habitantes, acima dos 24 registados nos Estados Unidos e dos nove que se verificam na vizinha Dinamarca. O epidemiologista de referência no país, Anders Tegnell, defende que o confinamento não ajudará a combater uma pandemia, apenas adiará os efeitos de uma situação com a qual se deve lidar a pensar no longo-prazo.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …