Home - Últimas - Tábua pretende investir 200 mil euros em Centro Interpretativo do Mundo Rural

Tábua pretende investir 200 mil euros em Centro Interpretativo do Mundo Rural

A CM de Tábua aprovou ontem, em reunião pública descentralizada, realizada na sede da União de Freguesias de Ázere e Covelo, a proposta que visa a criação de um Centro Interpretativo do Mundo Rural no Concelho de Tábua. Um espaço que, segundo a autarquia, servirá para recriação de actividades rurais e de transmissão de saberes entre gerações, com o objectivo de preservar e valorizar as “Memórias de Tábua”.  O investimento previsto ronda os 200 mil euros.

O projecto visa a reabilitação de um imóvel propriedade da Autarquia, localizado na Estrada de São Fagundo, Freguesia de Tábua, cuja traça tradicional enquadra todas as condições para a instalação de um espaço que valorize e divulgue a riqueza associada ao património rural do concelho, tornando-se, assim, num espaço museológico inovador, criativo, interactivo, assumindo-se, igualmente, como uma nova oferta turística com capacidade de atracção e fixação de novos visitantes ao Território.

As temáticas a abordar neste novo Museu estão relacionadas com as principais actividades rurais desenvolvidas neste Território, nomeadamente as ligadas à Floresta, Agricultura, ao vinho do Dão, Pão e Queijo, à Pastorícia, às Artes e Ofícios Tradicionais e ainda à Paisagem natural, num modelo de interacção com o visitante, que lhe permita obter um conhecimento mais profundo deste Território e o incentive a partir à descoberta das suas riquezas.

Este projecto, que tem um investimento associado de cerca de 200 mil euros será alvo de uma candidatura a ser submetida no âmbito da Operação 10.2.1.6 do PDR2020 – Renovação das Aldeias, através do GAL ADIBER/Beira Serra14-20. “Com esta intervenção, que será complementada com outros espaços a implementar no Concelho, pretende-se criar uma rede museológica com diferentes abordagens e temáticas, num processo de diversificação e qualificação da oferta turística local, e de consolidação da marca ‘Tábua, O Encanto das Beiras!’”.

LEIA TAMBÉM

O regresso da chuva forte e trovoadas

A chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vai voltar a todo o país …

Município de Figueira de Castelo Rodrigo investe 550 mil euros em seguro de saúde renovado e mais abrangente para os munícipes

A CM de Figueira de Castelo Rodrigo renovou e reforçou os serviços do “Seguro de …