Home - Desporto - Taça Hugo dos Santos traz os melhores do basquetebol nacional a Oliveira do Hospital

Taça Hugo dos Santos traz os melhores do basquetebol nacional a Oliveira do Hospital

As quatro melhores equipas da Liga Profissional de Basquetebol – SL Benfica, BC Barcelos, V. Guimarães e CAB Madeira – vão disputar, no próximo fim de semana, a Taça Hugo dos Santos que se realiza em Oliveira do Hospital. Os jogos têm transmissão em direto na Sport TV.

A disputa pela Taça Hugo dos Santos volta, este ano, a ser disputada no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital. Ao concelho de onde é natural o antigo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) – o general Hugo dos Santos – que dá nome à prova desportiva, deslocam-se já no próximo fim de semana as quatro equipas melhores classificas no final da primeira fase do campeonato: SL Benfica (detentor do troféu), BC Barcelos, V. Guimarães e CAB Madeira. A disputa pelo troféu acontece a partir das 15h00 de sábado, com o primeiro frente a frente a acontecer entre o SL Benfica e o BC Barcelos. Às 17h00, o encontro é entre o V. Guimarães e o CAB Madeira. A final que junta as duas equipas apuradas acontece às 14h15 de domingo, 2 de fevereiro.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, FPB e Associação de Basquetebol de Coimbra, a iniciativa desportiva conta ainda com o contributo do Sampaense Basket que apesar de não disputar a taça, tem jogo de exibição sub- 20 marcado paras 21h00 de sábado e um convívio mini basket, com participação dos atletas seniores agendado para as 11h00 de domingo. “Ainda não foi desta que conseguimos ter o Sampaense na final four”, lamentou ontem o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na conferência de apresentação da Taça Hugo dos Santos que “tem grande importância por se desenvolver no concelho “ e por envolver uma “modalidade que gostamos”.

A acolher a iniciativa pela segunda vez consecutiva, José Carlos Alexandrino justifica tal facto com a intenção de o município querer homenagear “um dos nossos” numa alusão a Hugo dos Santos que “se distinguiu como general e já teve homenagem de cidade”. Por outro lado, o autarca justifica a realização da prova no concelho pela participação do Sampaense Basket na Liga Profissional de Basquetebol com o apoio do município. “Deliciámo-nos com a vitória do Sampaense na Luz. Isto abre a nossa auto estima e é uma bandeira interessante ”, disse satisfeito o autarca oliveirense, revelando-se confiante no percurso do Sampaense na Liga Profissional e para o qual entende determinante a aposta na formação, porque “assim é mais fácil ter o Sampaense na Liga com jovens de Oliveira do Hospital”

Sem deixar de atribuir responsabilidade de realização da prova em Oliveira do hospital a Vítor Duarte – antigo dirigente do Sampaense Basket e atual vice-presidente da FPB – José Carlos Alexandrino adiantou que no próximo ano, o concelho voltará a ser palco da Taça Hugo dos Santos.

“É um evento que muito nos orgulha, que promove Oliveira do Hospital e esta modalidade que é o basquetebol que tem importância grande para o nosso concelho, que sente orgulho em ter uma equipa no principal escalão do basquetebol nacional”, teve oportunidade de referir o vereador do desporto na Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, reportando-se ao Sampaense Basket que “por pouco” não marca presença na iniciativa desportiva “de outra forma”.

Uma importância partilhada pelo vice-presidente da FPB que encara a realização da Taça no concelho como uma “propaganda à modalidade na região”. “Em boa hora a Câmara e a FPB estão de mãos dadas”, considera Vítor Duarte satisfeito por, desta forma, o concelho prestar homenagem ao “filho desta terra” que “durante muitos anos esteve ligado ao basquetebol e ao mini basket”.

Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra louvou de igual modo a iniciativa até pela “simbologia” que Oliveira do Hospital tem no seio da associação. “É a única cidade do distrito que tem uma equipa na Liga”, referiu.

Ao lado da Câmara Municipal na organização da prova desportiva, Pedro Veloso, presidente do Sampaense Basket lamentou a ausência da equipa concelhia no grupo das quatro melhores equipas. “Estive a uma vitória de ter ali um atleta”, referiu reportando-se à presença dos capitães das equipas apuradas na conferência de apresentação da Taça Hugo dos Santos. “O Sampaense é voluntário de coração”, referiu Pedro Veloso, notando que o papel da equipa é o de “dar apoio à iniciativa”.

Presentes na conferência de apresentação, os capitães das equipas apuradas revelaram-se confiantes no bom resultado. “Queremos defender o troféu que é importante para nós”, referiu Diogo Carreira (SLB), ao passo que Francisco Oliveira (V. Guimarães) garantiu que “sempre que entramos numa prova é para vencer”. Já Marko Loncovic entende que o BC Barcelos tem condições para “vencer qualquer equipa”. O CAB Madeira não se fez representar no encontro de ontem à tarde.

LEIA TAMBÉM

“José Carlos Alexandrino está na lista negra da Caixa Agrícola”

O candidato da coligação do PSD/CDS-PP disse hoje que o ainda presidente da Câmara Municipal …

“José Carlos Alexandrino está na lista negra da Caixa Agrícola”

O candidato da coligação do PSD/CDS-PP disse hoje que o ainda presidente da Câmara Municipal …