Home - Últimas - Teatro para crianças e concurso de vídeos para os mais jovens nas Terras da Chanfana

Teatro para crianças e concurso de vídeos para os mais jovens nas Terras da Chanfana

“Unidos há muito pela tradição gastronómica da chanfana, os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares decidiram dar um passo maior e ligaram-se, também, pela cultura”.

‘Conchas’, uma co-produção internacional para bebés, promete momentos inesquecíveis para crianças e suas famílias, no próximo dia 30 de Outubro, em Vila Nova de Poiares. ‘Conchas’ resulta do projeto ‘Hands full of Shells and Feet full of Flowers’, um processo criativo colaborativo desenvolvido entre d’Orfeu AC, Marionetas de Mandrágora e Franzisca Aarflot produksjoner (Noruega), e sobe à cena no Centro Cultural de Poiares, a partir das 16h00. A obra conta a história de viajantes, pintados na tela, reais e imaginários, privilegiando os bebés e as suas famílias. As entradas são gratuitas mediante reserva prévia.

“Promete encantar os mais pequenitos e as suas famílias”, referem os promotores de uma iniciativa que parte da memória colectiva de ambos os países (Portugal e Noruega). “Misturou-se a música, a expressão dramática e corporal, o movimento e as marionetas e encontrou-se um compromisso cultural identitário”, continuam. “Trata-se de um espectáculo icónico, onde a abordagem não-verbal ganha forma através da fusão fonética das duas línguas, criando novas palavras e sons, aliada à musicalidade e à linguagem corporal”, frisam.

Paralelemente, os jovens são convidados a produzir vídeos que poderão vencer prémios num evento designado ‘A Tua Terra, a Tua Gente’. Estas acções decorrem no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, que é constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e co-financiada pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Esta é uma iniciativa que decorre no âmbito da programação da Rede, nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Integra oficinas de capacitação, nas quais os jovens poderão aprender como produzir melhor vídeos, bem como um concurso de mobile vídeos. Este projecto é exclusivamente dirigido a jovens de idade residentes ou naturais de um dos quatro concelhos e tem por objectivo “desafiar a consciência cívica e social de cada um, através do conhecimento e valorização do património do seu território”.

A STATUS, Escola Profissional da Lousã, é parceira neste projecto, assegurando a sua coordenação executiva, dinamizando as oficinas e o concurso. As acções têm lugar no dia 29 de Outubro, em Miranda do Corvo e Penela. Haverá oficinas de captação de imagens entre as 10h00 e as 13h00, e oficinas de edição entre as 14h00 e as 16h00.

“Unidos há muito pela tradição gastronómica da chanfana, os municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares decidiram dar um passo maior e ligaram-se, também, pela cultura. Por isso, criaram a Rede Cultural Terras da Chanfana que visa promover e valorizar a cultura e o património da região, de forma a ampliar o acesso das populações à fruição cultural e artística.

Este projecto, resultante de três candidaturas co-financiadas pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, contempla um conjunto de actividades inseridas num vasto programa cultural que se estende até final de 2022, procurando dinamizar culturalmente o território, com a missão de, por um lado, despertar os vários públicos para os mais diversos tipos de arte, capacitando as estruturas culturais já existentes no território e, por outro, envolver de vida e animação as populações, atraindo novos públicos e combatendo o isolamento”, concluiu uma nota da organização destes eventos.

Ficha artística e técnica:

Coprodução: d’Orfeu AC / Marionetas de Mandrágora

Duração: 45′ (aprox.)

Público-alvo: Bebés (0 aos 5) e acompanhantes

Encenação: Filipa Mesquita

Elenco:

Clara Ribeiro ou Joana Martins | interpretação e manipulação

Ricardo Falcão | interpretação e música

 Apoio à Dramaturgia: Franziska Aarflot

Criação musical: Manuel Maio e Ricardo Falcão

Marionetas, cenário e adereços: enVide nefelibata

*O público interessado poderá receber diretamente a programação de todos os eventos. Basta, para isso, que efetue o seu registo no site https://redecultural-terrasdachanfana.pt/

LEIA TAMBÉM

Parque de saúde do concelho de Penacova vai receber investimento de 1,5 milhões de euros

O presidente da câmara de Penacova assinou contratos de financiamento relativos à reabilitação das extensões …

Terapêutica contra cancros agressivos vence Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra

O projecto de uma terapêutica contra cancros agressivos, nomeadamente do pâncreas, mama, ovário e próstata, …