Home - Últimas - Temperaturas elevadas na próxima semana”, podendo chegar aos 40 graus no interior

Temperaturas elevadas na próxima semana”, podendo chegar aos 40 graus no interior

Temperatura máxima “deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior”. Irá ocorrer “uma descida temporária de temperatura no dia 12, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira”, sendo que o período de tempo quente “deverá durar, pelo menos, de 12 a 17 de Julho.

A temperatura máxima “deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior”. “Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20°C em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais“, é explicado.

Estes valores de temperatura, revela o IPMA“estão acima do habitual para a época do ano” e “esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”. As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África.

Neste seguimento, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a fazer avisos. “Com a temperatura a subir, saiba como se prevenir”, escreveu a autoridade para a Saúde nas redes sociais.  “Para se proteger dos efeitos do calor intenso na saúde mantenha-se informado, hidratado e fresco. Tenha especial atenção aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, alerta, aconselhando que se beba água ou sumos de frutas naturais sem açúcar e que se evite o consumo de bebidas alcoólicas”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Pessoas idosas retiradas de algumas aldeias de Sernancelhe, Viseu, devido a incêndio

Mais de 300 operacionais combatiam às 18h45 de hoje o incêndio de Sernancelhe, distrito de …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio no Sabugal tem três frentes activas, mas não há localidades em risco

O incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato em Santo Estêvão e Moita, no …