Home - Últimas - Termómetros sobem amanhã até aos 35º C e DGS pede para as pessoas ficarem em casa

Termómetros sobem amanhã até aos 35º C e DGS pede para as pessoas ficarem em casa

O país entra este domingo em estado de calamidade pública e as temperaturas vão subir especialmente amanhã. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se temperaturas elevadas para os próximos dias, acima do valor médio para o mês de Maio, lembra a Direção-Geral de Saúde (DGS).  A Guarda será o distrito mais fresco com uma temperatura de 24 graus.

Motivo pelo qual  a autoridade de saúde reforça o apelo para seguir as recomendações. Nomeadamente: “Mantenha-se hidratado e protegido do calor,  beba água mesmo quando não tem sede”. A DGS recomenda ainda a manter o contacto com vizinhos amigos ou família, lembrando que para isso “basta um telefonema”. “Fique em casa”, apela a autoridade de saúde. Ao fazê-lo, está a cuidar de si e de todos.

Para este domingo estão previstas temperaturas máximas de 31ºC em Lisboa, Coimbra e Portalegre, 29ºC em Faro, 32ºC em Beja, Castelo Branco e Setúbal, 33ºC em Évora, 30ºC no Porto e em Aveiro. Com 35ºC, o distrito de Santarém será o mais quente este domingo. O distrito mais ‘fresco’ será o da Guarda com máxima prevista de 24ºC.

Recorde-se que, apesar de o país passar para o estado de calamidade pública, e de se iniciar agora o levantamento gradual das restrições, mantêm-se como recomendações essenciais ao combate à Covid-19 o isolamento social e as boas práticas de higiene (lavagem constante das mãos). De sublinhar que a partir de segunda-feira passará a ser obrigatório o uso de máscaras em espaços fechados, estando inclusive prevista multa para quem não o fizer nos transportes públicos.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …