Home - Últimas - Termómetros vão chegar amanhã aos 43ºC e Protecção Civil lança alerta

Termómetros vão chegar amanhã aos 43ºC e Protecção Civil lança alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as próximas 48 horas “um quadro meteorológico de tempo seco no Interior do país e vento, por vezes forte, na faixa costeira ocidental e nas terras altas”, com temperaturas a chegarem aos 43ºC no Interior esta quinta-feira e, apesar de prever para sexta-feira “uma ligeira diminuição”, vão manter-se elevadas (39ºC). Condições meteorológicas adversas e que “apontam para um agravamento do risco de incêndio rural”. Estarão, por isso, proibidas várias actividades, conforme salienta a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Após o Governo ter declarado para todo o território Continental a Situação de Alerta para os próximos dois dias, a Protecção Civil deixa um aviso à população para “o risco de incêndio máximo/muito elevado no Algarve, na região do Vale do Tejo e nas regiões Centro e Norte, com agravamento durante o dia de amanhã (6 Agosto) no Interior Norte e Centro e no Algarve/baixo Alentejo“.

A contribuir para este risco estão além das elevadas temperaturas máximas, a humidade e o vento. Para amanhã, quinta-feira, “prevê-se a diminuição dos teores de HRA, que deverá ser < 20% numa área mais alargada do Interior das regiões Norte e Centro e no alto Alentejo e <30% no restante território (excepto na faixa litoral), com recuperação nocturna não expectável no Interior Norte e Centro e nas terras altas”.

Na sexta-feira, “os teores de HRA não serão tão baixos, prevendo-se que sejam <30% no Interior do país, com recuperação nocturna a penetrar razoavelmente em todo o território, excepto no sotavento algarvio e nas terras altas do interior”.

Prevê-se que esta quinta-feira o “vento sopre do quadrante Sul em quase todo o território durante a manhã, podendo atingir 40 km/h nas terras altas, com rajadas até 60 km/h nas serras algarvias e tornando-se do quadrante oeste (até 40 km/h) a partir do início tarde, com a frente de brisa a progredir gradualmente para o Interior do país durante a tarde”. Na sexta-feira (7 de agosto), “o vento também soprará de oeste à tarde, por vezes até 40 km/h, na faixa costeira ocidental e nas terras altas”.

LEIA TAMBÉM

Noah, o menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado com vida.

Noah, o menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha, foi resgatado com vida. Segundo o …

Autárquicas deste ano com menos cerca de 90 mil eleitores que em 2017

O diploma publicado hoje em Diário da República, com dados obtidos através da base central …