Home - Outros Destaques - Tília centenária de Oliveira do Hospital alvo de estudo de riscos de ruptura

Tília centenária de Oliveira do Hospital alvo de estudo de riscos de ruptura

A tília localizada junto à Igreja Matriz de Oliveira do Hospital está a ser alvo de um estudo de diagnóstico de solidez e análise de risco de ruptura. A iniciativa partiu do município oliveirense depois do aparecimento de um fungo lenhícola na sua base que alertou os responsáveis para a necessidade de avaliação do actual estado de vigor do exemplar.

Dada a sua antiguidade e por ser uma árvore de grande porte, esta tília tem sido alvo de acompanhamento e de intervenções pontuais de manutenção e a realização destes trabalhos de diagnóstico permitirá aos técnicos avaliar com rigor o estado fitossanitário da árvore.

Os trabalhos de campo, de resto, foram realizados, esta manhã, por técnicos do Laboratório de Patologia Vegetal “Veríssimo de Almeida” (LPVVA), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da empresa Árvores & Pessoas, Lda; acompanhados pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia.

 

LEIA TAMBÉM

Choque frontal em Seixo da Beira provoca ferido grave

Um choque frontal entre dois veículos ligeiros de mercadorias hoje de manhã em Seixo da …

Petição pública pretende “salvar Açude da Ribeira” e retirar a estrutura já instalada no âmbito da requalificação do espaço

Um movimento de munícipes do concelho de Oliveira do Hospital lançou ontem uma petição pública …