Home - Sociedade - Transumância cumpriu-se em Seia

Transumância cumpriu-se em Seia

A subida do gado para a Serra da Estrela, em busca de melhores pastos, voltou a cumprir-se em Seia. Uma prática que, este ano, foi associado ao evento regional “Grande Rota da Transumância” e que, para além da dezena de pastores que acompanharam os rebanhos, foi vivenciado no sábado, por cerca de duas centenas de pessoas.

O pastor juntou o gado das zonas baixas de Seia, aproximadamente de 1000 ovelhas e cabras, proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), e encaminhou-o para locais mais frescos e a maior altitude na alta Montanha, local onde permanecerá até ao final de agosto. Esta forma de transumância, que se realiza todos os anos, ganhou este ano maior expressão com a passagem do gado no centro da cidade, como já não acontecia há largos anos.

O gado concentrou-se no largo da Câmara por volta das 9h00, local onde os participantes se juntaram aos pastores acompanhando os rebanhos numa viagem pela transumância, que terminou às 18h00 na aldeia dos Pastores, o Sabugueiro.
A “Grande Rota da Transumância” é uma estratégia intermunicipal promovida pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, pelo ICNF- Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, pela Naturtejo e pelo Município da Guarda, que aqui envolve como parceiros os municípios de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Manteigas e Seia.

LEIA TAMBÉM

Homem fica em prisão preventiva por ameaçar companheira em Celorico da Beira

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR, no concelho de Celorico da Beira, …

O provável regresso da neve, chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Guarda em alerta amarelo …