Home - Últimas - Travancinha retomou tradição e atraiu centenas de pessoas à Feira dos Santos

Travancinha retomou tradição e atraiu centenas de pessoas à Feira dos Santos

A Feira dos Santos, também conhecida na região por feira dos torresmos, “porque, antigamente, pelas matas circundantes do recinto, só se viam fogueiras acesas e caçoilas de barro a fazer os torresmos”, regressou esta ano, ontem (1 de Novembro) à freguesia de Travancinha em Seia. Organizado pela Confraria da Feira dos Santos, o evento manteve a tradição, como as fogueiras e as caçoilas, onde são confeccionados os torresmos e voltou a atrair centenas de pessoas.

O recinto da capela de Nossa Senhora das Virtudes manteve-se como o local de encontro de vendedores ambulantes e de confluência de “milhares de pessoas” da região, sendo que a freguesia de Travancinha está localizada a cerca de 13 quilómetros da cidade de Seia, no extremo poente do concelho, no sopé da Serra da Estrela, e faz fronteira com o município de Seia.

A Confraria da Feira dos Santos de Travancinha conta com cerca de 150 confrades e surgiu no seguimento da antiga Confraria de Nossa Senhora das Virtudes, “que existe há mais de 300 anos” naquela localidade do concelho de Seia. A confraria também toma conta capela de Nossa Senhora das Virtudes e área envolvente, precisamente o espaço que acolhe a feira anual do Dia de Todos dos Santos.

Fotos: JF de Travancinha

LEIA TAMBÉM

“Caso nada se faça, a extinção destes hospitais [do interior, como o Sousa Martins, na Guarda] será o resultado previsível…”

O Sindicato Independente dos Médicos – SIM/Centro considera que situação a do Hospital Sousa Martins …

Presidente da AF Guarda não concorda com suspensão de 30 dias aplicada ao árbitro Rui Ventura

O presidente da direcção da Associação de Futebol da Guarda não concorda com o castigo …