O investigador oliveirense na área das neurociências Luís Fernando Gomes Moreira, de 34 anos, encontra-se actualmente nesta área, em sistema de pós-doutoramento, na universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Licenciou-se na Universidade de Coimbra, seguindo-se uma passagem pela universidade de Berlim. Concluiu o doutoramento em Março de 2019 na Champalimaud Research. Permaneceu dois anos nesta instituição na área da investigação durante dois anos. Em Janeiro de 2021 seguiu para os Estados Unidos. Para a Universidade de Harvard.
Natural de Oliveira do Hospital, Luís refere, ao CBS, que a partida para estado de Massachusetts não foi uma propriamente uma escolha, mas quase uma necessidade devido ao corte no investimento na investigação em Portugal. Explica que a área das neurociências é importante para o combate a doenças e desenvolvimento de próteses. “Para além disso, oferece novas formas de resolver problemas e tomar decisões em empresas ou mercados, tanto ao estudar o comportamento humano como ao desenvolver algoritmos de aprendizagem e inteligência artificial, como as redes neuronais”, conta, assegurando que, apesar da falta de oportunidades existente nesta área, sente saudades de Oliveira do Hospital e do interior de Portugal. “Mas acredito que, com investimento e planeamento, tem potencial”, resume. A entrevista na integra pode ser lida na versão impressa do jornal…
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
