Home - Sociedade - Um morto e 16 feridos em estado grave no último fim-de-semana da operação Hermes da GNR
Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Um morto e 16 feridos em estado grave no último fim-de-semana da operação Hermes da GNR

A última fase da Operação Hermes da GNR, que decorreu entre sexta-feira e domingo, envolvendo cerca de três mil militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, registou um total de 531 acidentes e um morto. Os dados provisórios disponibilizados por aquela força, do total de acidentes nesta quarta fase da operação, além de um morto, há a registar 16 feridos graves e 189 ferido ligeiros.

Na sexta-feira foi o dia em que se registaram mais acidentes, com 193 sinistros, dos quais resultaram um morto, em Aveiro, seis feridos graves e 84 ligeiros. No sábado ocorreram em todo o país 178 acidentes, com seis feridos graves e 57 ligeiros e no domingo o número de ocorrências foi de 160, com quatro feridos graves e 48 ligeiros.

Além da actuação preventiva e de apoio, os militares estiveram “particularmente atentos” aos comportamentos de risco dos condutores que pudessem colocar em causa a segurança rodoviária, nomeadamente a condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, o excesso de velocidade, o uso indevido do telemóvel durante a condução, as manobras perigosas, a condução sem habilitação legal e incorrecta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças (SRC).

A Operação Hermes decorreu durante todo o período de veraneio, de 3 de Julho a 30 de Agosto. Na primeira fase da operação a GNR registou três mortos em 515 acidentes e na segunda fase, que decorreu entre 17 e 19 de Julho, registaram-se 544 acidentes, com 17 feridos graves e 156 ligeiros. Na terceira fase foram contabilizados quatro mortos, 18 feridos graves e 226 feridos ligeiros, num total de 656 acidentes.

LEIA TAMBÉM

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …