Home - Últimas - Unidade Saúde da Guarda faz alterações no funcionamento de áreas Covid-19

Unidade Saúde da Guarda faz alterações no funcionamento de áreas Covid-19

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que vai proceder a alterações no funcionamento das Áreas Dedicadas Covid (ADC) em funcionamento no distrito, para retomar a “actividade assistencial”. A ULS da Guarda refere que as alteraçõe serão realizadas na segunda-feira, dia 11, e também no dia 18, ocorrem as alterações “dada a necessidade de recursos e espaços físicos para efetuar actividade assistencial e a baixa casuística das ADC– Comunidade”.

O conselho de administração da ULS/Guarda deliberou suspender a ADC – Comunidade Guarda (a funcionar na Extensão de Saúde da Guarda-Gare), a partir de segunda-feira, mantendo em funcionamento a ADC no serviço de urgências do Hospital Sousa Martins.

Em relação à ADC – Comunidade Guarda, “caso haja necessidade de reabrir, terá de ser criado um novo circuito, dado que o atual é incompatível com a retoma assistencial”, segundo a nota.

ULS também deliberou reduzir o horário das restantes ADC – Comunidade (em funcionamento em Gouveia, Trancoso e Pinhel) que, a partir do dia 18, passarão a funcionar das 09h00 às 13h00.

“Se necessário, e em casos pontuais, todas as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados devem seguir o seu Plano de Contingência, para avaliação de doentes com sintomas para covid-19, fora do horário de funcionamento das ADC respetivas“, refere a fonte.

Ainda de acordo com a nota da ULS da Guarda, “desta forma, rentabilizam-se recursos e mantêm-se os circuitos (podendo a qualquer momento e consoante as necessidades detectadas, retornar-se ao horário mais alargado)”.

ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões), gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda“, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …