Home - Últimas - Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar produção de mirtilo

Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a produção de mirtilo, através da aplicação de bactérias como biofertilizantes, anunciou hoje aquela instituição da Covilhã, distrito de Castelo Branco. A UBI explica que este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projecto BIOLACVAC, a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), em parceria com uma empresa produtora de mirtilo do concelho da Covilhã.

De acordo com a informação, o estudo já está a ser realizado, estando os investigadores responsáveis (Gilberto Alves e José David) a avaliar o aperfeiçoamento dos recursos do solo, nomeadamente a utilização de bactérias que habitam à volta da planta para perceberem a influência das bactérias no aumento da concentração de compostos antioxidantes deste pequeno fruto de alto valor.

“O projecto BIOLACVAC procura não só saber como se desenvolve a interacção planta-bactéria, mas também criar novas oportunidades em territórios do interior de Portugal, onde o estabelecimento de uma agricultura moderna e sustentável é uma possibilidade real de criação de empregos”, acrescenta a nota, que cita os investigadores.

LEIA TAMBÉM

Arguido admite atropelamento mortal em Coimbra quando fugia da polícia

Um homem, de 30 anos, admitiu hoje, no Tribunal de Coimbra, ter atropelado mortalmente outra …

Detidos em Nelas por caça ilegal

A GNR de Nelas deteve  no domingo dois homens de 58 e 66 anos, por …