Home - Últimas - Utentes e funcionários do trágico lar de Foz Côa livres da COVID-19

Utentes e funcionários do trágico lar de Foz Côa livres da COVID-19

A Unidade de Saúde Pública (USP) da Guarda indicou hoje que os 76 infetados por covid-19 do Lar Nossa Senhora da Veiga, em Foz Côa, entre utentes e funcionários, estão recuperados. Esta unidade foi uma das mais precupantes em toda a área da ULS Guarda, tendo mesmo dos 52 utentes que deram positivo para o novo coronavírus registado seis óbitos (dois homens e quatro mulheres, com idades situadas entre os 82 e os 100 anos). “Todos os utentes estão recuperados. Apenas um ainda se encontra internado numa unidade hospitalar”, diz Ana Viseu.

Os 44 voluntários que prestaram apoio no Lar de Nossa Senhora da Veiga, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda “todos eles testaram negativo para a covid-19. Para o provedor da Misericórdia de Foz Côa, António Morgado, se não fossem estes voluntários, a instituição teria de recorrer à proteção civil distrital ou local, já que não havia capacidade para cuidar dos idosos. “Todos os voluntários demonstraram uma dedicação extrema e solidária no tratamento dos idosos. Só temos de elogiar todo o comportamento e o espírito de entrega destes jovens voluntários”, concretizou o responsável.

O primeiro foco de infeção neste lar foi registado no dia 25 de Março. Naquele lar do Douro Superior havia 69 utentes, dos quais 52 deram positivo para o novo coronavírus. Num total de 47 funcionários, entre os quais um profissional de saúde, 24 estavam infetados. Este lar encontra-se em regime de isolamento, tendo já sido alvo de um processo de desinfeção levado a cabo por uma empresa especializada, medida que foi estendida a outros locais daquele concelho do Douro Superior.

LEIA TAMBÉM

 Colisão provoca três feridos em Candosa, concelho de Tábua

Uma colisão em Candosa, concelho de Tábua, provocou três feridos. O acidente ocorreu, pelas 18h20, …

Acidente IP3

Circulação no IP3, em Tondela, continua condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, que hoje esteve cortada na zona de Tondela …