Home - Opinião - Vacinação anti Covid 19 – um processo tortuoso também em Oliveira do Hospital… Autor João Dinis

Vacinação anti Covid 19 – um processo tortuoso também em Oliveira do Hospital… Autor João Dinis

Perante a situação que anda continuadamente aos solavancos, apetece apregar:- “mas será que anda tudo doido ?!”.  Sim, até parece…  

Mas nós recusamos deixar que a intensa propaganda governamental esconda o assunto.  E também lutamos para que não seja silenciado o andar da Vacinação em Oliveira do Hospital.

Do lado governamental, somam e seguem os atropelos a comprometer o que seria mais razoável acontecer, aquilo que a Saúde Pública e a vida da População Portuguesa exigem e merecem.  Assim, fazendo apressada parceria com governantes de outros países a pretexto de eventuais complicações sanitárias, Ministério da Saúde e Governo suspenderam a aplicação, em Portugal, daquela tal e “controversa” vacina…  Mas, de imediato, também foram lestos a ameaçar com retaliações sobre quem a não quisesse injectar no organismo !  Ou seja, primeiro, Ministério da Saúde e Governo empolam suspeições e “injectam” mais medo nas Pessoas e, a seguir, ameaçam – passar para o fundo da lista de espera – quem invocasse a precaução e a não tomasse !   É intolerável tanta trapalhada !

E, já agora, também não vamos ignorar a actuação dos “executivos” desta União Europeia.  Actuação, por um lado, arrogante face às críticas que têm sido feitas no campo da vacinação e da aquisição e fornecimento de vacinas e, por outro, de facto subserviente perante os abusos – criminosos – dos grandes Laboratórios de produção das vacinas já contratadas.  

E também invocamos já a soberba imperial do agora Presidente dos EUA  – que se está a revelar mais frágil fisicamente mas, parece, mais “fanático” que o anterior Trump – ao açambarcar, para os Norte Americanos, as vacinas de uma só toma produzidas a partir de um muito grande Laboratório Norte Americano.  Para ter, propagandeia, os concidadãos todos vacinados até ao início de Junho !  Ou seja, lamentavelmente, solidariedade é coisa que o homem parece desconhecer ou que se recusa a praticar !  É lamentável e é preocupante!

Afinal, Senhora Delegada de Saúde de Oliveira do Hospital ?   Afinal quais são os “números” da Vacinação no nosso Concelho ?    Afinal, porquê tanto secretismo ?

Já prometemos que não vamos deixar de falar nisto nem que chova picaretos…  Sim, nem um segundo nos calaremos!

A 25 de Fevereiro, o Presidente da Câmara, para isso instado em Assembleia Municipal, anunciou alguns números a respeito.  Falou em já se ter atingido 45% de vacinados, no caso dos acima de 80 anos.  Mas também há os utentes acima de 50 anos com “patologias associadas” nesta chamada “1ª fase de vacinação”.

Ora, passados mais 24 ou 25 dias, como evoluiu a situação ?  E não basta anunciar que foram vacinados “x” ou “y” em números de vacinados.  Para melhor se perceber como anda a vacinação, é necessário responder a questões como e designadamente :

– Quantos foram os utentes convocados e quantos compareceram à vacinação ?  Acima dos 80 anos e acima dos 50 com as tais doenças associadas ?   Com que tipos de Vacinas ?  Quais são as percentagens de já injectados com uma só toma e com as duas tomas ? Consideram haver ou não as vacinas suficientes para prosseguirem ao ritmo previsto? Confirmam ou não poder haver atrasos na vacinação ou seja, prevêem ou não ter de voltar a convocar aqueles vacinados com a 1ª toma que já têm estipulada a data da 2ª toma ?

Temos visto nas televisões informações diárias do evoluir da situação das vacinações no País.

Pois por que especial razão é que a Senhora Directora do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital se recusa a  dar esse tipo de informações relativamente ao município de Oliveira do Hospital ?   Estará por lá convencida que é a “rainha de Inglaterra” municipal ou quê ?… E se ela teimar em não falar pois que fale o Senhor Presidente da Câmara.

É que secretismos sobre esta matéria, além de antidemocráticos, podem indiciar tentativas de encobrimento daquilo que de facto, e mal, se esteja a passar!…

20 Março 2021

 

 

 

Autor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Tondela condenado a cinco anos de prisão e perda de mandato

O Tribunal de Viseu condenou hoje o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus …

Aldeias Históricas de Portugal premiadas em Espanha como o melhor destino português

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de ser distinguidas com o galardão “Turismo Português” na …