Home - Últimas - Variante Lambda (peruana) da COVID-19 chegou a Espanha

Variante Lambda (peruana) da COVID-19 chegou a Espanha

A variante Lambda (peruana) da COVID-19 chegou a Espanha e está ser investigado se é responsável por um surto de 80 infecções na Cantábria. Apesar de não haver estudos definitivos, a verdade é que algumas pesquisas preliminares sugerem que a variante Lambda poderá ser mais contagiosa e com maior capacidade de evitar anticorpos do que as variantes Gama e Alfa.

O seu poder de transmissão é desconhecido e a OMS a classificou-a como uma “variante de interesse”, um degrau abaixo das “variantes de preocupação”, onde estão incluídas as Alfa, Beta, Gama. Ou Delta. No Peru, onde foi detectada pela primeira vez no final de 2020, já é responsável por mais de 80 por cento dos casos nos últimos meses e está a causar cada vez mais infecções na Argentina e no Chile.

Esta variante surge numa altura em que Espanha enfrenta uma nova onda de infecções por COVID-19, principalmente entre jovens e menores de 40 anos que, coincidentemente, acumulam a grande maioria da população não vacinada, o que também demonstra a eficácia dos medicamentos contra o coronavírus. Embora ainda em investigação, tudo indica que a variante Delta (indiana) já é a predominante na Espanha, superando a variante Alfa (britânica), que desde Janeiro tem sido a causa de quase todas as infecções, bem acima Beta (sul-africana) ou Gamma (brasileira).

 

LEIA TAMBÉM

Município de Celorico da Beira assinala 25 de Abril com programa evocativo e homenagem ao poder local

O município de Celorico da Beira assinala o 25 de Abril com um conjunto de …

Capril da Serra abre portas para experiência com pastor nos Baldios

A Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares promove, no próximo dia 26 de …