Home - Opinião - Viajar no tempo – O nosso património. Autor: Fernando Tavares Pereira

Viajar no tempo – O nosso património. Autor: Fernando Tavares Pereira

Hoje vim visitar os Fiais da Beira. Terra onde em tempos vinha nas lides futebolísticas e também onde visitava amigos. Fiz o trajeto que antigamente fazíamos antes de uma daquela partidas “duras” da época do futebol amador. Na altura equipávamos-nos na sede e depois íamos a pé até ao campo. Pelo caminho passávamos nos “Palheiros”.

Fiquei triste ao ver o que vi… Este património dos Palheiros, que está destruído desde os Incêndios de Outubro de 2017, conforme as fotos que tirei e que aqui vos mostro. A população local, do concelho de Oliveira do Hospital e da região que conhece este local e os que não conhecem, devem visitar os Palheiros nos Fiais da Beira e ver as placas do Turismo do Centro que já lá foram colocadas após 2017. Ora se isto é para visitar, devem os Palheiros estar inscritos na região de Turismo, se não estiverem é só para turista não ver? Pois se visse, talvez não quisesse voltar…
.
Pois, é lamentável o abandono deste Património tão rico que está destruído, onde centenas de famílias tratavam os seus cereais e outros produtos da terra para a sua casa e para os seus familiares aquando do seu regresso de paragens longínquas à sua terra Natal.
Autor: Fernando Tavares Pereira

LEIA TAMBÉM

Município de Oliveira do Hospital vai recuperar Palheiros dos Fiais da Beira

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já contratou, no final de Julho, o fornecimento …

Breve história do Santuário de Nossa Senhora das Preces. Autor: Luís Filipe Torgal

Frei Agostinho de Santa Maria publicou, entre 1707 e 1723, uma obra mística, monumental e …