Os Bombeiros Voluntários da Guarda vão criar dois destacamentos daquela corporação junto a aldeias do concelho, nomeadamente Videmonte e Arrifana. A noticia foi avançada numa entrevista do presidente da direcção daquela Associação Humanitária, Carlos Gonçalves, à Rádio F e é citada no Portal Bombeiros.pt. O objectivo da criação do destacamento em Videmonte passa por ter um apoio mais eficaz no pré-hospitalar às freguesias de Fernão Joanes, Meios, Trinta, Videmonte e Corujeira. A criação dos passadiços do Mondego, assegura Carlos Gonçalves, também vai obrigar a uma maior atenção devido ao aumento de visitantes.
Além de uma ambulância, Videmonte contará ainda com um veículo de combate a incêndios, que servirá toda aquela região densamente arborizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses espera que já em Setembro esse destacamento seja uma realidade, estando a ser estudado o funcionamento dos turnos. Carlos Gonçalves adianta que os operacionais afectos a este destacamento deverão, preferencialmente, ser daquela região do concelho.
O outro destacamento será na freguesia da Arrifana, local de confluência das duas autoestradas. Nesta localidade o grande objectivo é prestar um socorro mais rápido na A23 e A25, faltando encontrar um espaço para instalar o dispositivo.