Home - Últimas - Vila na Lombardia, em Itália, não tem casos de Covid-19 e o ‘segredo’ poderia estar na água, mas terá sido a prevenção que a mantém intocável

Vila na Lombardia, em Itália, não tem casos de Covid-19 e o ‘segredo’ poderia estar na água, mas terá sido a prevenção que a mantém intocável

Montaldo Torinese é uma pequena vila com 720 habitantes, paredes meias com Turim e, apesar de se localizar no centro do furação da COVID-19, em Itália, não tem um único habitante infectado com este vírus. O segredo poderia estar na água. Há uma ‘lenda’ antiga que remonta aos tempos de Napoleão que diz que as suas águas curaram os militares com pneumonia. Mas, na realidade, terá sido a prevenção que manteve a localidade intacta.

Com zero casos confirmados, até ao momento, desta doença, em declarações ao The Guardian o responsável político por esta vila lembra lendas antigas sobre os poderes curativos das suas águas. Registando-se 3658 casos de Covid-19 em Turim, que está à distância de pouco mais de dez quilómetros, Sergio Gaiotti, presidente desta municipalidade, lembra que as águas da ‘lenda’ já não são bebíveis, servindo apenas para irrigar os campos de cultivo.

“De acordo com a tradição, os generais de Napoleão estavam doentes com pneumonia. Graças ao ar puro e paisagem intocada, mas também a este poço [de água], foram curados. Durante esse período, provavelmente a água ajudou, mas hoje o poço está fechado e as suas águas são usadas unicamente para irrigar os campos. Não podemos beber dela”, explicou este responsável político, justificando depois o baixo número de casos na região.

“Há muito pouca indústria por aqui, a maioria são todos artesãos. Desde o início [da pandemia], pusemos informações nas caixas de correio das pessoas sobre o que precisavam de fazer para se manterem seguras, tal como lavar as mãos regularmente e evitar contacto directo, e fizemo-lo também no nosso site. Fomos a primeira aldeia nesta área a distribuir máscaras por todas as famílias e ainda estamos a distribuir máscaras de substituição”, explicou Sergio Gaiotti.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …