Home - Sociedade - Cultura - Visita guiada assinala Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Visita guiada assinala Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

 

… que se assinala no dia 18 de maio.

A visita guiada, com carácter gratuito e promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem início às 09h00 no Museu da Fundação D. Emília Vasconcelos Cabral Metello, em Oliveira do Hospital. Os visitantes seguirão depois para o Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira; Museu Etnográfico da Freguesia de Meruge; e Casa da Poesia D. Maria Amélia de Almeida, em Travanca de Lagos. A visita guiada terminará ao final da manhã, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 17 de maio, nos Paços do Município, junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou através dos e-mails gav@gm-oliveiradohospital.pt e geral@gm-oliveiradohospital.pt; nas Bibliotecas Municipais e na Casa da Cultura.

A autarquia conta com a colaboração das juntas de freguesia envolvidas. Em 2013, por decisão do ICOM, o Dia Internacional dos Museus está subordinado ao tema “Memória + Criatividade = mudança social”.

O património que os museus exibem e protegem está associado com a inventividade e vitalidade que tem caracterizado o setor museológico nos últimos anos e representam os seus pontos fortes.

Entende-se que reconciliar a missão tradicional de preservação dos museus com o aumento da criatividade necessária para a renovação e aumento de visitantes é a evolução que os museus necessitam para que a sua presença e ações consigam mudar a sociedade de forma construtiva.

LEIA TAMBÉM

PJ detém suspeita do incêndio que matou idoso em pensão de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, hoje, uma mulher, de 47 anos, em Coimbra, pela presumível …

Tábua, Mira e Vagos criam projecto de programação cultural em rede com financiamento de 300 mil euros

Os municípios de  Mira, Tábua e Vagos juntaram esforços na criação de um projecto de  …