Home - Arquivo - Viva a Dª Ermelinda da Silva! Até sempre! Autor: João Dinis (Jano)

Viva a Dª Ermelinda da Silva! Até sempre! Autor: João Dinis (Jano)

Sim, faleceu e foi a sepultar a D.ª Ermelinda da Silva, uma ilustre Vilafranquense com quase 97 anos de idade, muito cheios de vida e iniciativa até perto da sua hora derradeira.

Mulher dada às letras que cultivou por gosto e também em esforço que a sua vida puxou-a para tarefas profissionais não raro cansativas. Mas persistente e com objectivos literários definidos, produziu e publicou obra escrita com trabalho e talento natural. Obra materializada em três livros mais um, neste caso, a revisitação ainda recente de um dos seus romances já antes publicado.

À Dª Ermelinda conhecia-a bem, em que um corpo franzino também o era vibrante quando o expor das suas convicções e emoções a isso a conduziam. Com olhos brilhantes e inquietos, de um azul muito azul e límpido. Com capacidade infindável para o diálogo, para o contar de estórias, para revisitar o passado embora sempre a interrogar-se sobre o presente e o futuro. Estava viúva há seis anos. Vivia com seu filho e seu “mais do que tudo”. Preocupada com a sua Terra Natal e de residência, Vila Franca da Beira. Preocupada com a vida e com o mundo!

Pois em homenagem a seus méritos literários, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira decidiu – e já lá vão três anos – pôr o seu nome à rua em que residia, mantendo-se, todavia, as “velhas” placas com a “velha” toponímia da “Rua das Urgueiras”, para facilitar as burocracias administrativas aos residentes que, de outra forma, teriam que mudar as suas moradas o que, como é sabido, causa grande trabalheira e alguma despesa.

Pois bem, não, pois mal que, daí para cá, três anos transcorridos, a Junta de Freguesia local e seus “Executivos” ainda não foram capazes de colocar as duas novas Placas Toponímicas com a nova designação de “Rua Ermelinda da Silva – Escritora”?!…

Oh! Que enorme tarefa essa, a de se colocar Placas Toponímicas novas numa rua em Vila Franca da Beira! Ou então:- Oh! Que incompetência e insensibilidade enormes, as da Junta de Freguesia local e seus “Executivos”!…

Este é, aliás, mais um mau sintoma, a revelar uma gritante falta de sensibilidade, e de respeito, por parte da Junta de Freguesia que, pelos vistos, nem se foi dando conta que a Senhora estava a ficar muito idosa…e que, também por isso, deveria ter colocado as Placas Toponímicas sem perda de tempo, também para que ela as pudesse ter visto!…

Faça-se pois justiça à Dª Ermelinda – Escritora – com a rápida colocação das Placas Toponímicas em causa, na já “Rua Ermelinda da Silva”, em Vila Franca da Beira!

Que a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira saiba respeitar o nome de Ermelinda da Silva, em morta, já que não o soube respeitar com ela em vida !

Autor: João Dinis, Jano

 

LEIA TAMBÉM

COVID-19, dia 11 de Abril. Autor: Carlos Antunes.

Apesar das oscilações a que já nos habituámos, a tendência de diminuição de casos infectados …

COVID-19, dia 10 de Abril (no reason to worry about). Autor: Carlos Antunes

Certamente, todos hoje se questionam sobre o número de casos confirmados e sobre se passámos …