Home - Opinião - Viva a Freguesia de Vila Franca da Beira! Viva! Autor João Dinis, Jano

Viva a Freguesia de Vila Franca da Beira! Viva! Autor João Dinis, Jano

Sim, foi a 23 de Maio de 1988 que saiu em Diário da República a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira, votada por unanimidade na Assembleia da República após uma proposta inicial do PPD/PSD.

Foi há já 33 anos!  Viva a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira!   Viva!

Essa consagração como Freguesia correspondeu à vontade íntima ou expressada por gerações de Vilafranquenses que aspiravam à “independência”, no caso à sua autonomia administrativa em relação à Freguesia em que estávamos incluídos até então.

Os Vilafranquenses passaram a eleger – autonomamente – a sua Assembleia de Freguesia e, em consequência, a sua Junta de Freguesia e, assim, passaram a eleger Conterrâneas e Conterrâneos seus para administrarem directamente a nossa Terra.

E, ano após ano, fomos constatando que valeu a pena ter sido criada a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira! Sim, foi criada para bem da sua População – para bem dos Vilafranquenses – e em respeito pela sua dignidade própria e pela sua autonomia administrativa!

Porém, em 2013 – estava a nossa Freguesia tão jovem e tão pujante com apenas 25 anos! – um (des)governo do PSD e do CDS/PP resolveu extinguir a nossa Freguesia – e mais outras mil e tal – contra a nossa vontade, contra os nossos interesses como Localidade e População.

Os Vilafranquenses expressaram várias vezes a sua oposição, largamente maioritária, a essa extinção.  Participámos mesmo em manifestações de protesto em Lisboa.  Mas esse desastroso (des)governo do PSD e do CDS/PP e a correspondente maioria na Assembleia da República – com toda a arrogância antidemocrática – levaram para a frente a extinção sem quererem saber da nossa vontade !  Foi uma violência política!

Portanto, em 2013, o (des)governo do PSD e do CDS/PP e essa maioria fizeram a nossa história andar para trás 25 anos.  Esse mau acto político não pode ter perdão!

Ultimamente, o PS têm falado em recriar Freguesias extintas em obediência, disseram, à vontade das Populações.  Porém, a verdade é que, entretanto, o PS, no governo e na Assembleia da República, tudo tem é feito para fugir a essa recriação de Freguesias. Ou seja, o PS, quanto mais promete também nesta matéria, tanto mais falha na concretização dessa promessa!

Vila Franca da Beira, se puder…se a deixarem, voltará a ser Freguesia autónoma.

De nossa parte, vontade não nos falta porque sabemos que voltará a valer a pena termos a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma e muito responsável !

Viva a Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma !    Viva  !

23 de Maio de 2021

 

 

João Dinis, Jano

(Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira durante 12 anos seguidos)

LEIA TAMBÉM

Ponte Palhez – rio Mondego – liga concelhos de Mangualde e Gouveia e distritos da Guarda e Viseu. Autor: João Manuel Pais Trabulo

Situada na EN 232, sobre o rio Mondego, serve de ligação entre os concelhos de …

E continuam a propor-se como a melhor solução para (des)governar o Concelho… Autor: António Lopes

Estou a pensar que, estamos a 24 de Maio. A lei, diz que os terrenos …