Home - Outros Destaques - Voluntárias da Freguesia de Lourosa, Oliveira do Hospital, fabricaram e ofereceram máscaras a toda a população

Voluntárias da Freguesia de Lourosa, Oliveira do Hospital, fabricaram e ofereceram máscaras a toda a população

O executivo da Junta de Freguesia de Lourosa teve a ideia. O presidente da autarquia, José Carlos Marques, lançou o desafio e surgiu um grupo de voluntárias que em três semanas fabricaram 2726 máscaras comunitárias. Concluída a empreitada, as próprias voluntárias começaram ontem a distribuir quatro destes artefactos a cada um dos cerca de 600 habitante da freguesia, bem como gel desinfectante. Hoje, durante a tarde, a jornada continua, distribuindo ainda por cada habitação mais três máscaras oferecidas pela Câmara Municipal.

“A ideia foi da Junta, mas contou com  a participação de  um grupo notável de voluntárias, algumas delas que  se em regime de lay-off devido à pandemia e são conhecedoras da arte.  E foi possível produzir todo este material que vai permitir oferecer quatro máscaras a cada habitante da freguesia, juntamente com um gel desinfectante”, refere o autarca, que considera importante a utilização destes objectos para combater a pandemia. “Estes pequenos actos muitas vezes fazem a diferença”, resumiu depois de alguns quilómetros percorridos a entregar a ajuda de protecção.

Ao final do dia de ontem o grupo não conseguia disfarçar algum cansaço e satisfação. Mas a  “Campanha de Voluntariado | Produção de Máscaras, Máscaras para Todos | ‘Eu Protejo-te e Tu Proteges-me’! parece compensar.  “Imagens do dia… mas que dia!!! Que Equipa!!!! Seixal, Lourosa, Pombal, Caço, Campo, Sobreiral, Digueifel, Quinta da Sapeira! Amanhã, novo capítulo!”, escreveu o grupo na página de facebook da Junta de Freguesia. As reacções de louvor não se fizeram esperar e os elogios dispararam.  ” Parabéns pelo vosso esforço e fico contente por ver tanta juventude na minha bela Lourosa”, escreveu Carlos Ricardo.

“Um agradecimento muito especial à Freguesia de Lourosa, em particular à equipa que dinamizou, colocou em prática e distribuiu esta tarde a todos os habitantes da freguesia estes kits, para que juntos consigamos combater esta batalha. Obrigado José Carlos Marques pela iniciativa, e pelo gesto.”, escreveu por seu lado Filipe Lopes. “Havia tanto, mas tanto para dizer sobre o dia de hoje [ontem]… Bom, deixo-vos as imagens”, sublinha claramente satisfeito o presidente da autarquia, que hoje volta com as voluntárias a colocar os pés ao caminho, agora com a sobrecarga de entregar as três máscaras oferecidas pela Câmara Municipal em cada habitação.

A Freguesia  de Lourosa, recorde-se, viveu um dos momentos mais problemáticos relativos à COVID-19, quando na segunda-feira uma idosa recebeu alta hospitalar quando se encontrava internada com Covid-19 “com um teste negativo e um segundo teste pendente”. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, mostrou-se preocupado, lembrando que em “meio hospitalar são precisos dois testes negativos para a pessoa vir para a sua residência” . “É uma coisa que me preocupa”, referiu o autarca que, na altura, disse estar a acompanhar esta situação juntamente com o presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, José Carlos Marques.

LEIA TAMBÉM

Viajar no tempo – O nosso ecossistema. Autor: Fernando Tavares Pereira

  https://www.correiodabeiraserra.com/file/2020/07/video-1593977433.mp4 Hoje visitei as margens do Mondego, onde realizei um piquenique. Não é fácil …

Colisão frontal em Oliveira do Hospital causa dois feridos graves e dois ligeiros

Uma colisão frontal entre duas viaturas causou, cerca das 12h45, dois feridos ligeiros e dois …